Jornal Carta Branca - 2013 - Presidente e Jornalista: João Carlos Fernandes Mtb: 71543 /SP - Colaboradores: Edi, Nixon, Charles



terça-feira, 19 de março de 2013

O Medo de perder o emprego

Questão Social e Desemprego
 O tema dominante de todas as discussões sobre a política sindical e social é hoje a questão do desemprego. Um tratamento honesto e suficientemente informado desse problema central, tanto no plano da reflexão quanto no plano da ação política, não poderá deixar de incluir na análise as seguintes causas do tipo de desemprego atualmente predominante em muitos países e principalmente na Europa.
a) o desemprego surge a partir do fato de que a produtividade aumenta mais rapidamente do que o consumo; isso se explica, por um lado, pelas continuadas inovações nas tecnologias de processo e na racionalização e, por outro lado, pelo fato de que as inovações nos produtos vão ficando para trás, enquanto aumenta a concorrência global com os "novos ofertantes"; b) o desemprego surge do aumento da inclinação para o trabalho remunerado; a maior oferta de mão-de-obra vê-se diante de um estoque de oportunidades empregatícias que tende mais para a estagnação. Isso se explica, em parte, a partir das peculiaridades do nosso sistema de previdência social  só o empregado de tempo integral goza da proteção social.  O desemprego também surge porque as condições técnicas e organizacionais do trabalho remunerado não autônomo se tornaram, em grande parte, tão "exigentes" que segmentos crescentes das
pessoas que procuram empregos não podem ser absorvidos pelo mercado de trabalho pelos preços (salários) vigentes.
O desemprego ainda é forte no Brasil, mas isso não é divulgado pela atual imprensa. Enquanto muitos trabalhadores estão sem emprego, ricos e exploradores ganham altíssimos salários apenas por fazerem coisas inúteis como os astros e jogadores de futebol, artistas e famosos da TV, etc. Isso sem falar em alguns políticos que usam o dinheiro público para se reelegerem para ficarem em seus cargos políticos como ditadores.




Jornal Carta Branca  /  2013  /  Versão On-line

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Virou Notícia ///////////////

Camundongo tenta 'impedir' cobra de devorar 'amigo' em zoológico da china

Cena foi registrada no zoológico de Hangzhou.
Roedor não conseguiu salvar 'amigo' e virou comida de outra cobra.

Um camundongo foi fotografado no dia 5 de março tentando "impedir" uma cobra de devorar outro camundongo no zoológico de Hangzhou, na província de Zhejiang, na China. O roedor não conseguiu salvar o "amigo" e acabou morrendo por causa de um ataque de outra cobra. Os tratadores chineses apenas observaram a cena. Neste ambiente montado no zoo chinês, o habitat se apróxima do mais próximo de um local selvagem, ou seja sem a interferência humana.
A noticia fez lembrar de um cachorro, que alguns anos atrás, tentou salvar o "amigo" que foi atropelado em uma auto-estrada de uma cidade do chile.




Foto: Reuters
Jornal Carta Branca  /  2013  /  Versão On-line

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário